A meditação é uma técnica milenar utilizada para o desenvolvimento do indivíduo, ajudando-o a aumentar sua concentração e percepção, e a lidar de forma serena com as situações difíceis do seu dia-a-dia, ajudando-o a recuperar-se de suas enfermidades e a manter-se saudável.
Ao observar-se a melhora de alguns pacientes que praticavam essa técnica milenar, iniciaram-se estudos para a avaliação científica dos efeitos da meditação no estado de saúde das pessoas. Por meio da utilização da ressonância magnética foi possível comprovar os efeitos dessa prática nas atividades cerebrais. Por exemplo: no lóbulo frontal, responsável pela conexão de idéias e percepção, a atividade se intensifica durante a prática da meditação. Essa ocorrência de atividade nas áreas cerebrais é que nos propicia um aumento na capacidade de concentração e a melhora na percepção do mundo exterior, capacitando-nos com uma melhor maneira de lidar com as adversidades do cotidiano.
Através desta visão e de acordo com o seu compromisso de despertar a consciência da descoberta de cada um de seus pacientes, a Clínica Com-Ciência indica a prática da meditação para que todos possam perceber suas potencialidades. A prática da meditação é muito utilizada para as pessoas que desejam manter o foco em suas metas, lidar com a ansiedade e com o estresse e como complemento no tratamento das enfermidades.
A meditação pode ser praticada individualmente ou em grupo. Para os iniciantes, o ideal é meditar, pelo menos, cinco minutos por dia. Com o tempo, recomenda-se 20 minutos pela manhã e 20 minutos antes de dormir. Para descobrir seus efeitos, é preciso persistência. Os efeitos só podem ser notados com a prática constante.
A Meditação e o Vôo da Águia
Dizem os sábios que os resultados da meditação podem ser comparados ao vôo da águia. Quanto mais alto a águia conseguir voar, maior será o campo de visão que ela terá para visualizar e atacar sua presa. Isso representa o desenvolvimento da atenção.
Ao visualizar sua presa, a águia desce em vôo certeiro, sem olhar para mais nada. Isto é a concentração.
Na meditação, o processo é semelhante. A prática constante é como o vôo e sua altitude. Quem medita fica atento e concentrado em um objetivo, aumentando assim o raio de percepção, o controle de suas emoções e sensações e a capacidade de desenvolver ações sem perder o foco de seus objetivos.