Cuidados para o Verão – Clínica ComCiência
A Pele e o Tempo
01/05/2011
Pseudofoliculite da Barba
02/05/2011

Cuidados para o Verão

Exposição ao sol: Como manter um bronzeado bonito e saudável

 

Bronzeamento Artificial
Câmeras de Bronzeamento X Autobronzeadores

A Sociedade Brasileira de Dermatologia não recomenda o uso das câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos, pois os raios emitidos por essas máquinas podem trazer prejuízos à saúde, como envelhecimento precoce e câncer da pele.
Os únicos produtos recomendáveis são os auto-bronzeadores, que produzem uma oxidação na camada superficial da pele escurecendo-a, temporariamente, sem causar danos.

Protegendo-se do Sol

Recomenda-se que todas as medidas de proteção sejam adotadas enquanto houver exposição ao sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares.
O uso de um protetor solar é indispensável, o protetor deve ter um fator superior a 30. Todos os filtros solares, independente do FPS, e de ser ou não à prova d’água, devem ser reaplicados a cada 2 horas ou após permanência na água, prática de esporte ou transpiração excessiva.
Não se esqueça de proteger os lábios, eles estão muito expostos à radiação e necessitam proteção. Lembre-se: use os protetores labiais!
Evite usar camisetas molhadas sob o sol forte; a água aumenta a passagem de radiação através do tecido, prejudicando a proteção que o tecido seco poderia proporcionar.
É importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
Cuidado! Evite tomar sol entre 10 e 16 horas. Neste horário você se queima muito mais rápido, e as queimaduras podem ser graves! Para quem estiver sem relógio, aí vai uma boa dica para se safar do sol forte: observe a sua sombra. Se ela estiver grande, o sol não está tão forte, e você pode aproveitar um pouco mais; mas se estiver pequena, fuja para a sombra mais próxima!

Hidratação da Pele

Vento, poeira, sol em excesso, calor ou ar seco contribuem para o ressecamento da pele.
Além de beber bastante água, para evitar o ressecamento da pele é preciso usar pouco sabonete, evitar água muito quente e usar cremes hidratantes adequados.

Por Dra. Amanda Sabino