Criolipólise
07/07/2015
Peeling Químico
07/07/2015

Toxina Botulínica

As rugas deveriam ser simplesmente marcas de sorrisos – Marck Twain, 1897

Quando nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem. Com o passar do tempo, a atividade desses músculos resulta em rugas de expressão.
Os principais músculos do terço superior da face envolvidos na gênese das rugas são:

  • Orbicular dos olhos: Responsável pelo fechamento dos olhos. Ao se contrair dará origem às rugas periorbitárias, mais comumente denominadas “pés de galinha”.
  • Frontal: Ao se contrair eleva as sobrancelhas provocando o surgimento das linhas horizontais da testa.
  • Corrugador e próceros: Corrugador são os músculos que ao se contraírem aproximam as sobrancelhas. Juntamente com o músculo prócego responsável pela contração da região da glabela dão origem aos vincos verticais entre as sobrancelhas.

 

 

A toxina botulínica tipo A  é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência natural, descansada e rejuvenescida.
A praticidade, a eficácia e a segurança desse procedimento, que pode ser realizado em consultório médico com pequeno período de recuperação, fazem do tratamento com a toxina um dos procedimentos mais realizados na atualidade.
Como todo procedimento médico, sua indicação deve ser correta e, quando necessário, associada as outras técnicas disponíveis dentro desse arsenal contra o envelhecimento cutâneo. Um plano de tratamento individualizado de acordo com as necessidades clínicas, objetivos e desejos de cada paciente são essenciais na obtenção de excelentes resultados.

 

Por Dra. Amanda Sabino