Agulhas Filiformes – Clínica ComCiência
Meridianos e Pontos
16/06/2015
Eletro-acupuntura
16/06/2015

Agulhas Filiformes

Os pontos de acupuntura foram descritos com precisão pelos chineses há aproximadamente 5.000 anos.

Na Antigüidade, quando alguém sentia algum tipo de dor, costumava inconscientemente massagear e aplicar leves pancadas na região afetada, observando que tais procedimentos aliviavam a dor.

Assim, através de numerosas práticas, perceberam que as dores eram minimizadas através de massagens, de leves pancadas ou picadas com um objeto pontiagudo.
Este pode ser considerado como o início da Acupuntura.

Hoje se comprova cientificamente que a estimulação ou a sedação dos pontos de acupuntura permite regularizar o fluxo de energia do indivíduo, mantendo o equilíbrio entre os pólos Yin e Yang, que estão em constante movimento, circulando pelos meridianos do corpo humano.

Além da eficácia da utilização da acupuntura nos processos de tratamento de dor, seu diferencial consiste em despertar no indivíduo a consciência do seu próprio “Eu”, estabelecendo assim, o equilíbrio entre Corpo e Mente.

Tal consciência permite que o indivíduo avalie a magnitude de suas potencialidades.

O equilíbrio obtido durante o tratamento proporciona harmonia. O aumento da sensibilidade e da percepção torna o indivíduo mais fortalecido para enfrentar as situações cotidianas.

Ao estudar as funções dos pontos de acupuntura, é possível observar que muitos desses pontos têm a função de “harmonizar”, “regular”, “ajustar”, “facilitar”, “beneficiar” e “acalmar”, ilustrando assim a importância da harmonia na Medicina Tradicional Chinesa.


Por: Dr. Norvan Martino Leite