Os Efeitos da Água Quente na Saúde da Sua Pele
22/01/2024
Medicina Oriental e Medicina Ocidetnal
05/02/2024

Inovação no Tratamento da Rosácea

Potencial Terapêutico da Paroxetina, Revela Estudo Científico

Pesquisa no Journal of the American Academy of Dermatology Aponta Eficácia do Inibidor Seletivo da Recaptação de Serotonina no Controle do Eritema Moderado a Severo

De acordo com o artigo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology (JAAD), a paroxetina, um inibidor seletivo da recaptação da serotonina, pode ser eficaz no tratamento do eritema moderado a severo da rosácea.

O estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo avaliou a eficácia da paroxetina em 97 pacientes com rosácea. Os pacientes foram divididos em dois grupos: um grupo recebeu paroxetina e o outro grupo recebeu placebo.

Os resultados mostraram que o grupo tratado com paroxetina teve uma redução significativamente maior no eritema da rosácea em comparação com o grupo placebo.

A paroxetina parece funcionar através da inibição da angiogênese, processo que contribui para a inflamação e formação de novos vasos sanguíneos na pele.

Além disso, a paroxetina também tem efeitos anti-inflamatórios e imunomodulatórios, o que pode ajudar a controlar a inflamação associada à rosácea.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar a segurança e a eficácia a longo prazo da paroxetina no tratamento da rosácea.

É importante lembrar que qualquer tratamento deve ser prescrito e monitorado por um médico qualificado para garantir a melhor abordagem individualizada para cada paciente.

Por Dra. Amanda Sabino