A Verdadeira Reforma – Clínica ComCiência
Sem Trabalho, Sem Comida
09/04/2015
Um Buda
30/04/2015

A Verdadeira Reforma

O Mestre devotou sua vida ao estudo do Zen. Um dia soube que seu sobrinho, apesar dos conselhos dos parentes, estava gastando dinheiro com uma cortesã. Pelo fato de haver tomado o lugar do Mestre na administração dos bens familiares e de a propriedade estar correndo o risco de ser perdida, os parentes pediram ao Mestre para fazer alguma coisa a respeito.
O Mestre teve de viajar um longo percurso para visitar seu sobrinho, que não via há muitos anos. O sobrinho pareceu feliz de encontrar seu tio novamente e o convidou para passar a noite.
Durante toda a noite o Mestre sentou-se em meditação. De manhã, quando estava para partir, disse ao jovem: “Devo estar ficando velho, minha mão treme muito. Você pode me ajudar a amarrar o cadarço da minha sandália de palha?”

O sobrinho o ajudou de bom grado. “Obrigado”, concluiu o Mestre, “sabe, um homem se torna mais velho e mais fraco a cada dia. Cuide bem de você mesmo.” Então o Mestre partiu, nunca mencionando uma única palavra sobre a cortesã ou as reclamações dos parentes.